8 modos de reduzir despesas (e ter mais dinheiro pra viajar) - MasterCard Be.Unique

Como você se sente após receber o seu salário ou demais rendimentos? Fica empolgado com o que sobra para diversão após separar suas economias (para tirar férias, quem sabe) e ter pago as contas? Ou sente-se totalmente decepcionado porque você mal consegue pagar as contas e separar algo para uma viagem é um assunto totalmente fora de cogitação?


Tomara que seja a primeira opção, mas caso seja a outra, não se desespere. Você sempre pode reescrever a sua história.


Nós temos que começar falando de dinheiro ao pensar sobre viagens já que é isso que normalmente é o fator decisivo para poder viajar mais. Seja para fazer passeios curtos em fins de semana, suas férias anuais de quase 1 mês (muitas vezes uma parcela disso), ou algo mais duradouro, o dinheiro muitas vezes é o que vai possibilitar à você alçar vôos mais longos.


Então vamos começar!


Quais são as 3 chaves para ter mais dinheiro?


É simples:

Reduzir despesas

Criar mais dinheiro

Guardas mais dinheiro


Trata-se de prioridades e vontades:


Caso a sua próxima viagem seja o que você mais quer fazer e você coloque isso no topo de sua lista de prioridades, você vai encontrar um jeito de cortar gastos desnecessários e vai direcionar esses recursos para o sua tão sonhada jornada. Isso não vale apenas para viagens, mas para qualquer objetivo que você tenha e o dinheiro seja o fator determinante para alcançá-lo mais rápido. Por enquanto, vamos nos ater ao tema proposto nesse artigo, mas fique à vontade para se planejar para o que mais deseja.


Dê uma olhada SINCERA nos seus hábitos de consumo


Pegue o extrato dos últimos 3 meses do seu cartão pré-pago (e outros meios de pagamento que você utilize), e você identificará padrões. Você provavelmente vai se surpreender com o quanto de gastos que você repete todos os meses em coisas que você mal utiliza, ou não sentiria falta alguma se abandonasse. Vamos mudar isso!


Seguindo algumas dessas dicas abaixo, você vai começar a ver sobrar no seu orçamento mais dinheiro do que você sequer imaginava ser possível:




1 - Faça uma lista de suas contas, como você pode reduzi-las? Reduza contas de água, luz, gás, telefone. Tire aparelhos eletrônicos da tomada. Quando possível, use ventilador ao invés de ar condicionado. Tome banhos mais rápidos. Confira os contratos de seguro do carro, plano de saúde, entre outros, e veja com o corretor como deixá-los mais baratos. Há um plano mais em conta para o seu celular? Tem telefone fixo e móvel? Corte um deles. Dá pra pedir descontos por pagar adiantado ou por já ser cliente antigo? Peça!


Separe uma hora do seu próximo fim de semana para cuidar disso e veja a mágica acontecer!


2 - Reduza as suas despesas de moradia. Você pode pagar um aluguel mais barato? Pode renegociar o financiamento do seu imóvel? Considera a possibilidade de alugar um quarto de sua casa e ter dinheiro extra?


3 - Corte tarifas bancárias e juros. Tente pagar a menor quantidade de juros possível ao longo de sua vida. Ok, algum dia você precisou pegar um dinheiro emprestado para adiantar algum sonho, mas com certeza isso é um dos principais fatores para fazer sobrar muito menos dinheiro no final do mês. Pague parcelas adiantadas, renegocie, troque de banco. Usar o cartão pré-pago para as despesas do dia à dia é com certeza mais barato e prático do que manter uma conta corrente no seu antigo banco.


4 - Reduza gastos com automóvel. Os combustíveis ficaram mais caros, os juros para financiamento fazem você pagar 2 a 3 carros iguais o seu quando chegar a última parcela. Pense o que você consegue fazer sem carro. O metrô leva você aonde precisa mais rapidamente? Pegar um táxi pode sair mais barato do que pagar estacionamento? O que você precisa fazer rotineiramente que torna imprescindível ter um carro na garagem? Já viu se os pneus estão cheios na pressão correta? Isso pode economizar combustível. Você pode pegar ou dar uma carona e dividir despesas?


5 - Gastos com alimentação? Também dá pra reduzir. Você não precisa comer aquele fast-food caro da praça de alimentação do shopping toda semana precisa? Também não vai ser excluído da sociedade se não jantar em algum restaurante badalado da cidade menos vezes por mês. Lembre-se, você tem objetivos. Dá pra levar uma fruta para o trabalho ao invés de comprar um pão de queijo para um lanche da tarde? Já andou pela região de sua casa ou trabalho para ver as opções para se alimentar? Você pode se surpreender ao encontrar uma alternativa mais gostosa e ainda por cima mais barata. Solução 2 em 1! Cozinhar em casa é econômico e pode ser divertido também, acredite!


6 - Cancele a academia, se você não a usa. A questão aqui é não gastar mais dinheiro com algo que você mal usa. Ou talvez você a frequente todos os dias, mas trocaria por outra atividade num piscar de olhos se essa for mais divertida e trazer os mesmos resultados para a sua saúde. Já pensou em caminhadas e corridas matinais? Em vários parques em sua cidade haverão aparelhos para se exercitar e muitas vezes atividades em grupo gratuitas. Que tal essa ideia?


7 - Você precisa de tantos canais de TV à cabo? Confira no site de sua operadora todos os pacotes disponíveis. Quem sabe o seu canal esportivo favorito, ou aquele outro que passam todas as séries legais, estão em um pacote mais básico e barato. Você também pode reduzir custos ao contratar combos de TV por assinatura com internet banda larga juntos. Lembre-se também, a internet está cheia de conteúdos interessantes gratuitos em sites como Youtube. Ou mesmo pagando uma mensalidade bem menor em serviços como o Netflix, onde você tem disponível um acervo enorme de filmes e séries para assistir de forma ilimitada.


Essas foram só algumas das dicas que podemos te dar. Existem diversas oportunidades para você economizar ao longo do mês. Lembre-se, é uma questão de prioridades! Se você quer muito fazer algo, pode valer a pena sacrificar outros gastos que na verdade nem são tão importantes para você. É sua consciência quem vai dizer. Quais dicas você tem e que tem dado certo para você? Compartilhe-as conosco nos comentários:


Outra dica ótima para não extrapolar nos gastos e impor um limite à você mesmo é fazer uma recarga no seu cartão pré-pago. Acompanhe o seu saldo e pise no freio se ainda faltar muito mês pra pouco dinheiro. No início do mês seguinte você faz uma nova recarga e assim vai se controlando. Faça uma recarga para utilizar o seu cartão nos próximos 30 dias.

Iniciar sesión o Registrarse para publicar un comentario